
Que livros pretende ler este Verão?
Sendo o verão e concretamente as férias a altura do ano em que menos leio, há, no entanto, alguns livros que vou querer ler:
Se deus me chamar eu não vou, de Mariana Salomão Carrara, autora brasileira que “descobri“ este ano e cuja escrita me marcou;
Terra, de Maggie O’Farrell, estou muito curiosa em relação a este livro pela temática e época que aborda além de ser de uma autora irlandesa que aprecio muito;
e, por fim, Portugal de morte a sul, de Rafaela Ferraz, que, ao que percebi, é um ensaio em jeito de viagem pelo país tendo como base a morte e a relação dos portugueses com esta.
Recomende três livros a outros leitores (e diga-nos porquê).
Deixo como sugestões três (ou quatro) livros bem distintos. Começo por Os filhos de Baba Yaga de Luís Louro, livro de Banda Desenhada que acompanha um grupo de crianças durante a segunda guerra mundial e a sua luta pela sobrevivência. Um livro que nos interpela questionando os limites morais em situações extremas. Para mais tem ilustrações belíssimas.
A segunda sugestão é o livro Apeirogon de Colum McCann, que foi finalista do prémio Booker em 2020 e que infelizmente mantém a pertinência. Trata da história de dois homens vivendo em territórios vizinhos e que têm em comum o facto de as filhas de ambos terem sido mortas pelo campo oposto e ambos viajarem, juntos, em prol de um entendimento pacífico entre Israel e a Palestina. Extremamente bem escrito e estruturado, lê-se como um romance e deixa uma semente de esperança, de que, julgo, muito precisamos.
Por fim recomendo uma escritora Espanhola, Catalã, e cujos livros publicados em Portugal considero magníficos o que não me deixa decidir-me por apenas um: Eu canto e a montanha dança e Dei-te olhos e viste as trevas, de Irene Solà. Ambos com histórias passadas nos pireneus catalães, polifónicos e inspirados nas tradições e lendas da região. Ambas leituras inesquecíveis.
*
Todos os inquéritos de verão estão disponíveis nesta página.
A seguir: Paulo Alhinho.