[leituras de verão] As sugestões de Andrea Lupi

Que livros pretende ler este verão?

Tenho comprado livros que gravitam em torno da cultura ibero-americana, colombiana em particular, que me interessa explorar. Conto ler/terminar alguns nas próximas semanas estivais:

Escrito en la piel del jaguar* (Sara Jaramillo Klinkert), En deciembre llegaban las brisas (Marvel Moreno), Magdalena (Wade Davis), Pedro Páramo (Juan Rulfo).

* cita o conto A escrita do deus, de Jorge Luis Borges, que aqui gravei: https://www.rtp.pt/play/p1318/e906121/semibreve

Por outras paragens, aguardam-me ainda a Invenção da Natureza (Andrea Wulf) e o mui compacto Les origines du Monde (Jean-Pierre Luminet), este último certamente para leitura pontual.

Recomende três livros a outros leitores (e diga-nos porquê).

Seguindo a lógica ibero-americana, não posso recomendar mais a obra de Clarice Lispector e do sempiterno Jorge Luis Borges. Se a escritora brasileira nos revela viscerais entranhas existenciais, o argentino cria, como ninguém, os mais cerebrais e bizarros universos. Livros? Contos completos de ambos.

Tampouco poderia passar ao lado do monumental Cem anos de solidão, complementado pela conversa registada entre García Márquez e Vargas Llosa em Duas solidões. Poucas vezes perdi horas de sono para ler vorazmente um livro como aconteceu com o magnum opus de García Márquez. Incontornável.

A colombiana Andrea Mejía escreveu um fantástico livro intitulado La sed se va con el río, que de algum modo se inscreve no realismo mágico. Há algo de impalpável, estranho e empolgante nesta história que me deu vontade de ler mais livros seus.

*

Todos os inquéritos de verão estão disponíveis nesta página.

A seguir: João Morales.

Deixe um comentário