
Que livros pretende ler este verão?
Tenho comprado livros que gravitam em torno da cultura ibero-americana, colombiana em particular, que me interessa explorar. Conto ler/terminar alguns nas próximas semanas estivais:
Escrito en la piel del jaguar* (Sara Jaramillo Klinkert), En deciembre llegaban las brisas (Marvel Moreno), Magdalena (Wade Davis), Pedro Páramo (Juan Rulfo).
* cita o conto A escrita do deus, de Jorge Luis Borges, que aqui gravei: https://www.rtp.pt/play/p1318/e906121/semibreve
Por outras paragens, aguardam-me ainda a Invenção da Natureza (Andrea Wulf) e o mui compacto Les origines du Monde (Jean-Pierre Luminet), este último certamente para leitura pontual.
Recomende três livros a outros leitores (e diga-nos porquê).
Seguindo a lógica ibero-americana, não posso recomendar mais a obra de Clarice Lispector e do sempiterno Jorge Luis Borges. Se a escritora brasileira nos revela viscerais entranhas existenciais, o argentino cria, como ninguém, os mais cerebrais e bizarros universos. Livros? Contos completos de ambos.
Tampouco poderia passar ao lado do monumental Cem anos de solidão, complementado pela conversa registada entre García Márquez e Vargas Llosa em Duas solidões. Poucas vezes perdi horas de sono para ler vorazmente um livro como aconteceu com o magnum opus de García Márquez. Incontornável.
A colombiana Andrea Mejía escreveu um fantástico livro intitulado La sed se va con el río, que de algum modo se inscreve no realismo mágico. Há algo de impalpável, estranho e empolgante nesta história que me deu vontade de ler mais livros seus.
*
Todos os inquéritos de verão estão disponíveis nesta página.
A seguir: João Morales.