10 de Janeiro de 2026

Bom dia, bom sábado!

***

No CORREIO DA MANHÃ:

– “O grupo Penguin Random House anunciou ontem o lançamento de cerca de 400 novos livros em Portugal no primeiro semestre do ano. Destaque para Roberto Bolaño, que chega à chancela Cavalo de Ferro, com a publicação de duas obras inéditas: Contos Completos, obra que reúne a produção curta do escritor chileno, e Um pequeno romance lúmpen, o último livro publicado em vida. Entre novidades e reedições, serão também publicados livros de László Krasznahorkai, Nobel da Literatura em 2025, Ray Bradbury, Clarice Lispector, Jamaica Kincaid, Leila Slimani, Yiyun Li e Katie Kitamura.”
– “A alteração da designação da Biblioteca Municipal de Castelo Branco de Biblioteca Municipal Dr. Jaime Lopes Dias para Biblioteca António Salvado surpreendeu os albicastrenses e indigna, até hoje, os familiares do historiador, poeta e etnógrafo.”.

***

No JORNAL DE NOTÍCIAS:

– “O Porto, cidade sobre a qual Inês Lourenço tem escrito intensamente ao longo da sua obra, vai render-lhe homenagem na próxima edição da Feira do Livro, que se realizará, como é habitual, nos meses de agosto e setembro nos Jardins do Palácio de Cristal.”;
– Esta semana, F. Cleto e Pina escreve sobre O castelo dos animais – 4, de Xavier Dorison e Delep: “Nestes tempos instáveis em que conceitos como ditadura e democracia se confundem e atropelam e as respetivas formas de atuar se sobrepõem, regressar a “O triunfo dos porcos” pode levar-nos a colocar em perspetiva aquilo que estamos a viver. Mais exatamente, regressar a “O castelo dos animais”, a sequela daquela obra de George Orwell que Xavier Dorison e Delep desenvolveram ao longo de quatro álbuns, o último dos quais, “O sangue do rei”, já está disponível pela Arte de Autor. (…)”.

***

No PÚBLICO:

O Guia Leituras sugere-lhe esta semana Sim, sr. Presidente, de Paula Fernandes, com ilustração de Sara Paz (Booksmile).

***

Boas leituras.

*

Deixe um comentário