No CORREIO DA MANHÃ:
Francisco José Viegas escreve: “Como um combate pela memória e pela vida, o crítico e alfarrabista Carlos Maria Bobone dedica aos filhos este ‘O Jogo da Glória. Ensaio sobre a paixão pelo futebol’ (Zigurate).”.

***
No DIÁRIO DE NOTÍCIAS (edição em linha):
“Um romance sobre a “portuguesinha de Nápoles” e “o homem mais ilustrado” que Thomas Jefferson conheceu – Publicado primeiro em inglês nos EUA, onde Julieta Almeida Rodrigues se doutorou na Columbia, este Leonor e José – Paixão, Tragédia e Revolução na Idade das Luzes (Minotauro) tem agora edição portuguesa.”. Texto de Leonídio Paulo Ferreira.


Depois, entrevista de César Avó a Sofi Oksanen, autora de A Guerra de Putin Contra as Mulheres (Objectiva, com tradução de Carolina Cruz): “Na Ucrânia, o número de mulheres na revolução de 2014 foi alucinante” – A romancista finlandesa estreou-se no ensaio com uma denúncia das práticas do regime de Putin contra as mulheres.”.


Na secção de Livros, João Céu e Silva sugere esta semana: Breviário da Vingança, de João Nuno Azambuja (Guerra & Paz); A Guerra dos Metais Raros, de Guillaume Pitron (Zigurate, com tradução de Luís Filipe Pontes); Náufrafos, de Sophie Elmhirst (Zigurate); e A Arte de Coleccionar Moscas, de Fredrik Sjöberg (Zigurate, com tradução de Isabel Gouveia).








***
Boas leituras.
*